DIFERENTE DA REALIDADE DO PAÍS, SINTRATEL CEARÁ CONTINUA GARANTINDO REAJUSTES ACIMA DA EXPECTATIVA NACIONAL

Segundo dados do Salariômetro divulgados na última quinta-feira (25/11) pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas),  a maioria das negociações salariais  feitas em outubro não foi positiva para o trabalhador. Os dados mostram que 70,1% dessas negociações ficaram abaixo da inflação, ou seja, com perda real. No Ceará, o SINTRATEL não possui nenhuma negociação abaixo do IPCA, garantindo assim que todos os trabalhadores da categoria tenham reajustes com índices iguais ou até maiores que a inflação.

De acordo com a FIPE, reajuste recebido pelos profissionais em todo o país foi, em média, de 9%, o que representa uma defasagem de 1,8 ponto percentual em relação ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado nos últimos 12 meses, de 10,80%.

O INPC verifica a variação do custo de vida médio apenas de famílias com renda mensal de um a cinco salários mínimos (de R$ 1,1 mil a R$ 5,5 mil). Esses grupos são mais sensíveis às variações de preços, pois tendem a gastar todo o seu rendimento em itens básicos, como alimentação, medicamentos, transporte etc.

O Salariômetro também aponta a proporção de reajustes abaixo, igual ou acima do INPC no mês, no ano e nos últimos 12 meses:

• Abaixo do INPC:  70,1% (mês), 51,5% (ano) e 47,8% (nos últimos 12 meses);
• Igual ao INPC: 17,5% (mês), 28,0% (ano) e 30,5% (nos últimos 12 meses); e
• Acima do INPC: 12,4% (mês), 20,4% (ano) e 21,6% (nos últimos 12 meses).

Ou seja, em outubro, apenas 17,5% das negociações salariais garantiram a reposição da inflação e 12,4% proporcionaram ganho real ao trabalhador (reposição da inflação mais um percentual de aumento excedente).

Na comparação entre os setores, somente os da construção civil, papel, papelão, celulose e embalagens, fiação e tecelagem, energia elétrica e utilidade pública optaram por manter o poder de compra de seus profissionais, ou seja, deram o reajuste equivalente à inflação.

Quando se fala em acordos coletivos, a perda real foi ainda maior. Enquanto o reajuste médio foi de 8% em outubro, o INPC foi de 10,80%, como citado acima, ou seja, perda real de 2,8 ponto percentual.

Ao todo, o país contabilizou 193 negociações coletivas em outubro. São Paulo liderou os acordos, com 72 duas das negociações, seguido por Minas Gerais (49) e Santa Catarina (16).

O SINTRATEL Ceará luta todos os dias para defender o trabalhador e logo ao entrar na mesa de negociação com as empresas, exige que nos acordos coletivos os reajustes se equiparem pelo menos aos índices de inflação. Tal atitude têm nos garantido sucesso nas negociações e resultados desses acordos, mas principalmente na melhoria de vida do trabalhador de telemarketing em nosso estado. A luta é contínua e não podemos baixar a guarda!

O acompanhamento das negociações coletivas é realizado por meio dos acordos e convenções que constam na página Mediador, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

FONTE: R7 / FIPE