Capitalização proposta na Reforma da Previdência do Bolsonaro é uma fábrica de idosos pobres e miseráveis 

Capitalização = Lucro para os bancos = Privatização da Previdência = Fábrica de Idosos Miseráveis 

Uma das maldades propostas na Reforma da Previdência do Governo Bolsonaro é a Capitalização. Como funciona isso na prática? Basta analisar o exemplo do Chile, onde a tal capitalização foi imposta à população durante a ditadura de Pinochet, em 1981. Cada trabalhador passou a poupar individualmente para a própria velhice, depositando cerca de 10% dos salários em contas administradas por bancos privados. O resultado disso é uma população idosa dividida entre pobres e miseráveis.

Hoje, cerca de 80% das aposentadorias pagas no Chile estão abaixo do salário mínimo. E 45% dos pensionistas vive com o equivalente a cerca de 600 reais por mês. A classe média foi a mais afetada, porque passou receber na velhice muito menos do que recebia antes da aposentadoria. A impossibilidade de viver na velhice com tão pouco tem resultado no aumento de suicídios entre a população idosa chilena.

É urgente que a população compreenda que essa proposta de Reforma é um atentado criminoso contra toda a classe trabalhadora. É uma ameaça de genocídio às populações idosas de hoje e do futuro.