BS TECNOLOGIA: Atualização sobre rescisões

O Sintratel Ceará atualiza os trabalhadores e ex-trabalhadores da BS TECNOLOGIA sobre as últimas negociações com a Caixa Econômica Federal e a empresa. Os encontros estão ocorrendo por intermédio do MPT (Ministério Público do Trabalho) através do pedido de mediação solicitado pelo Sintratel Ceará. Continuaremos acompanhando todas as audiências de perto, oferecendo o suporte que a categoria tem direito, através do nosso departamento jurídico.

Abaixo, os principais temas abordados na última audiência e as resoluções de cada:

VALORES À RECEBER

Segundo a BS TECNOLOGIA, o valor de todas as rescisões soma R$ 4.297.857,10. A Caixa Econômica Federal informou que há valores ainda retidos, que somam o montante de R$ 3.436.608,45 e que, ainda reterá mais uma parcela com valor ainda não definido.

FGTS E SEGURO DESEMBRPREGO

– O SINTRATEL solicitou a liberação do saldo de FGTS, Requerimento do Seguro Desemprego e a liberação dos valores retidos com a Caixa Econômica Federal para o pagamento das verbas rescisórias. A BS tem até o dia 23/02/2022, para gerar a chave de conectividade. Após isso, os trabalhadores poderão receber o FGTS que foi depositado até novembro de 2021. O número de requerimento do seguro desemprego também será liberado até o dia 23/02/2022.

– Os meses que não foram depositados pela BS e a multa rescisória de 40% serão pagos pela Caixa Econômica.

DOCUMENTAÇÃO

A Caixa Econômica Federal tem até o dia 25/02/2022 para analisar os documentos entregues ontem, pela BS. O Banco também vai analisar a documentação dos trabalhadores que assinaram o aviso prévio durante a última semana.

GESTANTES E TRABALHADORES COM ESTABILIDADE

As trabalhadoras gestantes e demais trabalhadores que possuem estabilidade, continuarão vinculados à BS. A empresa informou que apresentará a folha de pagamento desses trabalhadores para que a Caixa Econômica Federal efetue o pagamento dos mesmos. O banco tem até o dia 25/02 para analisar a documentação e informar a data de pagamento.

O QUE VEM POR AÍ

– No próximo dia 23/02, a Caixa Econômica Federal vai enviar análise do que é possível pagar com as verbas retidas e a data do pagamento.

– Até o dia 23/02 a BS anexará a folha de pagamento de janeiro (dos trabalhadores com contrato ativo naquele mês) para a Caixa Econômica Federal realizar o pagamento desses salários em atraso.

– O SINTRATEL requereu também à BS, que no mesmo prazo, continue pagando os planos de saúde dos trabalhadores ativos, de forma a compelir a Caixa Econômica Federal a assumir essa responsabilidade em relação aos trabalhadores com plano cancelado.

– Os trabalhadores que tiveram suas rescisões homologadas e pagas, mas que possuem pendências de pagamento pela BS (retroativos de VA e outros), terão que aguardar a finalização dos procedimentos atuais com o MPT. Quem não quiser aguardar, já pode ingressar com ação na justiça.