ACORDO ENTRE SINTRATEL E LIQ BUSCA PRESERVAR EMPREGOS NO CEARÁ

A empresa LIQ vem enfrentando dificuldades para permanecer com sua operação em todos os estados e o Ceará é um deles. Em busca de alternativas para continuar atuando e cumprindo suas obrigações judiciais com seus empregados, a empresa entrou em contato com o Sintratel Ceará. A LIQ apresentou seus números, deixando claro como única possibilidade, o encerramento de suas atividades por aqui ou alterações no modo de fornecimento do vale alimentação e no pagamento do plano de saúde.

Segundo a LIQ, a mudança seria no formato de fornecimento do vale alimentação dos trabalhadores: em vez do valor creditado no cartão, os trabalhadores optariam entre o lanche na própria empresa ou pela cesta básica. Já em relação ao plano de saúde, a LIQ propôs que em vez do trabalhador permanecer pagando apenas uma parte, ele ficaria com o pagamento total.

Antes de tudo, é importante ressaltar que o objetivo do Sintratel Ceará é defender os trabalhadores e lutar por melhores condições de vida e de trabalho. Dito isso, analisamos a solicitação da LIQ, observando todo o contexto em que estamos inseridos.  É de conhecimento de todos os trabalhadores e até do mercado, que a LIQ vem passando por um processo de recuperação judicial. Tal situação inclusive, já ocasionou atrasos em pagamentos (salários, benefícios e rescisões), demissões, o não atendimento no plano de saúde e outros transtornos aos trabalhadores. Contudo, é dever dos sindicatos, lutar pela manutenção dos postos de trabalho, cobrando e questionando todas as empresas sempre que necessário, e fazendo tudo de forma independente e transparente.

Foi considerando todos esses pontos que em nome da preservação dos empregos e bem estar dos trabalhadores, o Sintratel Ceará se viu obrigado a aceitar a proposta da LIQ, de realizar alteração no modo de fornecimento do vale alimentação. Em contrapartida, o Sintratel exigiu que a mudança ocorresse apenas temporariamente com a garantia dos itens abaixo:

manutenção de todos os postos de trabalho

– aumento dos postos de trabalho como por exemplo,  trazer parte da operação do Acre e de outros estados para o Ceará. A vinda da LATAM com 600 novos empregos é um exemplo disso.

– preservação do benefício do plano de saúde sem acréscimo de valores

criação de uma comissão de avaliação com 02 diretores do sindicato e 02 representantes da empresa que irá fiscalizar o cumprimento do acordo.

É bom ressaltar que esse acordo foi excepcionalmente firmado e só ocorreu porque observamos diversos obstáculos aos trabalhadores nas operações da LIQ tanto no Ceará como em outros estados. É público e notório que a empresa está em processo de recuperação judicial e diante de tudo isso, foi necessário que garantíssemos o emprego de cada trabalhador nesse momento, preservando e direitos e ainda colaborando para o aumento dos postos de trabalho no estado do Ceará.

O Sintratel Ceará ressalta que continuará acompanhando a situação de perto, fiscalizando e exigindo a qualidade do fornecimento da alimentação e cobrando respeito a todos os direitos e benefícios dos trabalhadores da LIQ. Nossa luta é pelo bem estar de toda a categoria e estaremos assim até o fim!

Sintratel, um sindicato de luta!